Sobre a Diplomatize

A Diplomatize é uma publicação científica eletrônica com periodicidade semestral, sem fins lucrativos,  registrada sob o ISSN 2447-987X, com qualis B5 (área da Ciência Política e das Relações Internacionais) e organizada pelos membros  da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET).

A ANET, através da Diretoria de Publicações, a fim de colaborar com a divulgação de trabalhos científicos e com a transmissão do conhecimento, reconhecendo a carência de espaços para a publicação de estudos, pesquisas e outros trabalhos, nas áreas da Ciência Política, Direito e Relações Internacionais e áreas afins, oferece a comunidade acadêmica a oportunidade de publicar na Diplomatize. Apresenta duas linhas editoriais:

  1. Direitos Humanos na conjuntura internacional;
  2. Desenvolvimento socioeconômico no plano internacional.

Assim, a Diplomatize tem a finalidade de constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos de alta qualidade dedicados a aspectos e elementos que guardem relação com temas de relevância internacional e transnacional.

A política editorial da Diplomatize adota a modalidade double blind review – avaliação dupla as cegas -, critério de avaliação de trabalhos científicos adotado por revistas científicas em todo mundo. Tal modalidade de avaliação tem, por finalidade, a avaliação dos textos científicos por dois revisores sem que estes saibam quem é o autor do artigo, garantindo total impessoalidade no julgamento dos trabalhos acadêmicos.

Ademais, o seu conceito envolve também a avaliação de artigos por pesquisadores da área que tenham titulação superior a do autor, ou seja, este será avaliado por seus pares em relação ao título, bem como atue na área relacionada ao artigo a ser avaliado.

Há, ainda, a possibilidade de desenvolver um trabalho específico, dentro da Diplomatize que envolva a publicação de resenhas sobre obras relacionadas ao contexto do da Ciência Política, Direito e Relações Internacionais, tais como filmes, livros, músicas, poemas, peças teatrais etc., de modo a estimular a diversidade na produção do debate científico.

Sempre pautada nos ideais de pesquisa acadêmica de qualidade e da difusão do conhecimento científico, a Diplomatize busca ser a porta-voz de importantes reflexões para o meio acadêmico, e espera-se que possa contribuir para realização deste objetivo.

Seja bem-vindo à Revista Diplomatize!